sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Desafio de Genética - 3ºs Anos


       Em  galináceos,  a  remoção  do  ovário de  fêmeas  normais  determina  o  desenvolvimento de  testículos funcionais,  produzindo  gametas  e  com subsequente desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários de macho. Suponha que tal indivíduo (com fenótipo masculino e fértil) tenha cruzado com várias fêmeas  normais  que  puseram  um  total  de  36  ovos seguramente  fecundados.  Considerando  que  nesses animais a determinação do sexo é feita pelo sistema Z0 e que a ausência completa do cromossomo Z inviabiliza a sobrevivência ainda durante a embriogênese, responda:

a) Qual o número esperado de ovos que não eclodirão?

b) Qual a proporção esperada de machos e fêmeas nesta ninhada?

Responda esta questão utilizando a caixa de comentários desta postagem. Não se esqueça de se identificar com seu número da chamada, nome e sobrenome e a respectiva turma logo abaixo da sua resposta. Boa Sorte!


Prof. Cláudio Avelino

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O maior ser vivo da Terra



O Armillaria ostoyae, popularmente conhecido como “cogumelo do mel”, é um fungo subterrâneo e teve origem numa partícula microscópica, e que foi estendendo seus filamentos, os rizomorfos durante o período estimado de 2.400 anos, matando árvores enquanto se desenvolvia.
É o maior organismo vivo do planeta, e encontra-se sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do Estado norte americano do Oregon. Atualmente, o fungo cobre uma área de 880 hectares, equivalente a 1.220 campos de futebol. À superfície, o colosso se manifesta na forma de pequenos cogumelos de aparência inocente, mais muitas árvores morreram à medida que o fungo abria lentamente caminhos por entre as raízes da floresta ao longo dos séculos.

Fonte: Boschilia, Cleuza. Minimanual Compacto de biologia: teoria e prática. Rideel, 2ª ed. Pág. XXII